Tomei posse como Presidente da OCDA aquando da sua constituição e na qualidade de membro fundador por inerência. Neste sentido, cabe-me agora um caminho de grande responsabilidade na condução de uma organização que tem por missão promover a cooperação e o desenvolvimento social, económico e ambiental em Angola.
A OCDA nasceu da necessidade de conceber e implementar em Angola uma entidade detentora de uma visão englobante do país e que, de forma fundamentada e decorrente de estudos e análises de contexto e situação, a par de amplos e profundos conhecimentos das realidades locais, pudesse promover um abrangente, estruturante e diversificado quadro de actividades de natureza multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar, e multissectorial, dirigido ao desenvolvimento sustentável e integrado do país, na esfera de diversas temáticas sectoriais.
Esta visão só pode ser conseguida se trouxermos até nós as pessoas detentoras de válidos conhecimentos e experiências e que, de forma entusiástica, com alegria e motivação, venham a colaborar com a OCDA num espírito de liberdade, de criatividade e de partilha. Todas as pessoas são importantes neste processo, e cabe à OCDA acolher as pessoas e as suas ideias iniciais, elaborar programas estratégicos, e organizar, coordenar, e implementar os correspondentes projectos para a realização dos objectivos e metas pensados, sem prejuízo de actividades pontuais e iniciativas doutra natureza ou tipologia.
O meu apelo inicial é dirigido às mulheres e jovens, a quem a ambos compete um especial e importante papel na sociedade angolana.
Ver e ouvir as pessoas é uma parte muito importante do meu trabalho, pelo que convido a que me sejam dirigidas palavras, e outras informações de diversa natureza e especial relevância, podendo, para o efeito, e visando a simplificação e celeridade processual, utilizarem um portal informático dedicado a esse fim aqui
Aproveito para agradecer o enorme esforço colaborativo que a OCDA tem vindo a ter dos seus membros e colaboradores, assim como das diversas entidades e instituições externas que ao reverem-se na visão e missão da OCDA a têm vindo a apoiar e, entre elas, os nossos parceiros e associados.
Finalmente, deixo aqui meu sincero apreço e reconhecimento pelos membros responsáveis pelo governo de toda a organização interna, sem os quais não seria possível manter o regular funcionamento da OCDA, com prestígio e notoriedade.
Muito obrigado.
Ivaniltan Jones
Presidente do Conselho de Curadores, Membro Fundador